sábado, 28 de setembro de 2013

Barqueiros podem paralisar serviço de transporte escolar

TODO APOIO A PARALISAÇÃO DO BARQUEIROS EM PORTEL! 


O TRANSPORTE ESCOLAR (BARQUEIRO) NO MUNICÍPIO DE PORTEL AMEAÇA PARALISAR NO INICIO DE OUTUBRO.

O MOTIVO é o atraso no pagamento de dezembro de 2102 que até o momento não se concretizou, apesar das promessas registradas publicamente por uma emissora de TV local. A parceria virou exploração, pois os barcos transportam alunos em número bem acima da capacidade. Além disso, a reformulação da portaria de funcionamento dos barcos e o contrato  que ainda não foi assinado!


A REIVINDICAÇÃO NÃO É DE HOJE. VEJA NA INTEGRA UMA DE REUNIÃO DE REALIZADA EM 2010:


"ATA DA II REUNIÃO COM OS TRANSPORTADORES ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PORTEL. DATA: 08 DE JULHO DE 2010. LOCAL: E.E.E.M. “PAULINO DE BRITO”


Às oito horas e quarenta cinco minutos do dia oito de julho de dois mil e dez, na Escola Estadual de Ensino Médio “Paulino de Brito”, o professor Hermison Bruno Baia Palheta deu início à segunda reunião com os barqueiros e barqueiras do município de Portel para deliberarem um plano de luta por reajuste salarial e melhorias de condições de trabalho. O teor de sua fala inicial foi direcionado à organização desta classe trabalhadora. Hermison Bruno falou ainda que analisou o contrato de locação de embarcação mais a portaria nº 001/GS – SEMED, de dez de janeiro de dois mil e oito. Constatou algumas falhas em relação a estes documentos. Como, por exemplo, o décimo mês de contrato que não está sendo pago aos trabalhadores. Afirmou ainda que houve aumento no repasse dos recursos para o PNATE. E propõe mudanças em algumas cláusulas do contrato (conforme proposta de reformulação do contrato abaixo). A maior reivindicação dos barqueiros e barqueiras, além do reajuste salarial é quanto o contrato que somente é assinado no final da prestação de serviço. Tem vários barqueiros e barqueiras que recebem menos de um salário mínimo. Em seguida, o professor Oclécio tomou a palavra e motivou os trabalhadores a lutarem pelos seus direitos. Afirmou ainda que é ilegal assinar o contrato somente no final do ano, após a prestação de serviço. Foi repassada a proposta de reformulação do contrato de locação das embarcações aos presentes na reunião. Ficou deliberado uma reunião com o prefeito e a secretária municipal de educação para o dia seis de agosto de dois mil e dez. Deliberou-se também a fundação de uma associação dos barqueiros e barqueiras de Portel."

Nenhum comentário:

Postar um comentário