quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sintepp de olho na condução de lotação

Após mais uma edição de critérios para a lotação de educadores para este ano letivo, a SEMED parece enfrentar sérias dificuldades em concretizar uma seletiva de servidores temporários, pois muitos interesses políticos querem derrubar a medida expedida pela Portaria nº 001/2014 GB/SEMED, de 02 de fevereiro de 2014.

O SINTEPP já entrou com um pedido de audiência com a secretária de educação Ana Valéria Ferreira Oliveira no sentido de, entre outros assuntos, abordar a questão de lotação, já que em nenhum momento a portaria 001/2014 não menciona em nenhum momento a participação da entidade sindical no processo de lotação de servidores da SEMED. Louvável a reação dos coordenadores do SINTEPP, uma vez que o prefeito Paulo Ferreira assinou um termo, junto com sua equipe e os próprios representantes do sindicato da educação no período da greve de abril do ano de 2013.

Não é só o SINTEPP que está preocupado com os rumos que o processo de lotação pode tomar. Vereadores estiveram no prédio da SEMED para tentar revogar a portaria. É que no bojo do documento há um parágrafo que exige uma exposição didática em que os candidatos, entres eles alguns com formação a nível médio CH, perquerindo questões que abordam planejamento de ensino, metodologia, procedimentos metodológicos, objetivos, competências e habilidades, currículo e avaliação. Como o curso destes servidores, ilegais por sinal, não abarca tais os assuntos que são exclusivos da educação, muitos temem em ser reprovados durante o teste.

Outro orgão que se reuniu para tratar da questão da lotação foi o Conselho Municipal de Educação, numa reunião marcada às pressas ontem, tendo início às 16 horas e com fim durante a noite. Entre os questionamentos deste colegiado está a ausência de participação do CME e também a permissividade de o candidato poder ser avaliado e admitido com documento que comprove que esteja cursando habilitação em nível superior. Temem os conselheiros que CH's venham ocupar vagas com base num processo de aquisição da licenciatura.

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