terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sintepp realiza I Festcultura em homenagem ao Dia do Professor


A manhã estava linda, com sol e a praia propícia para um banho. Mas eu não restava me dirigindo à praia, mas foi o que eu notei no meio do caminho em direção à sede do Camel, local escolhido para uma grande festa realizada pela coordenação do SINTEPP aos sócios.

Ao chegar, apenas uma professora com a filha e o professor Francisco que ajudava o professor Situbinha na colocação de gelo e bebidas para dentro dos dois bares alternativos do clube. Não perdi tempo e convidei o professor Francisco para carregarmos algumas mesas para o deck da piscina. Logo em seguida chegava o professor Socorrinho, que também arregaçou as mangas e iniciou o transporte das pesadas mesas.

Aproximava do meio dia e os convidados começavam a chegar. Por volta das 13 horas a coordenadora de lazer, Ruth Costa, chegava com sua equipe, trazendo feijoada, carne e muitas panelas. Rozenildo já se tinha adiantado em fazer o fogo nos fogareiros, com a ajuda de Mendes, que passou a manhã nos ajustes  finais da festa que seria um sucesso.


Crianças inauguraram logo a piscina, enquanto os professores e familiares se aglomeravam em torno das panelas, se servindo de feijoada, arroz, farofa, toscana, calabresa, carne e muito refrigerante. A banda já começava a afinar os instrumentos, para logo em seguida mandar os primeiros pagodes do dia, Flavio no comando.


Enquanto a festa já estava animada no deck da piscina, jogadores de bilhar se debruçavam sobre a mesa, numa disputa de mais de vinte competidores. Numa mesa logo adiante, jogadores de tênis de mesa suavam, num esforço físico que na juventude já fora um pouco mais fácil se movimentar de um lado para outro para não perder a bola de ping-pong.


Os dois coordenadores gerais Bruno Baia e Raimundo Ambilino (Socorrinho) se revezavam ao microfone, conduzindo ora um desfile de professoras, ora uma natação de gordos com mais de 100 quilos. Não faltavam risos de piada contadas por professores ou mesmo muitos aplausos às professoras que desfilavam ao redor da piscina, numa competição que tinha mais a ver com simpatia do que com beleza.


Como a festa ganhou o aplauso do público presente, Mende colocou em votação a comemoração ao Dia do Professor e ao Dia do Servidor Público, cuja data não foi respeitada, mesmo havendo lei incentivando um feriado em que todos trabalharam, mesmo com a ausência da maioria dos alunos. Não podia ser de outra maneira: votação unânime pela continuidade nos próximos anos, uma em para o 1º de maio (Dia do Trabalhador) e outra em novembro (Dia do Professor e Dia do Servidor Público).


Ao escrever sobre esta data, lembro-me das grandes festas realizada pela diretoria da AMACOL, que privilegiava o trabalhador com um dia especial, tendo até prefeitos da cidade que também seguiram o exemplo, inclusive um político que garantiu uma corrida pedestre onde figuram os mais conhecidos corredores, entre eles o Adinamar que sempre participa da Corrida do Círio em Belém. Além dessa lembrança, ocorreu-me que Portel não oferece opções nos finais de semana e um momento de reunião das famílias de professores foi mesmo o máximo!  Quem perdeu, só mesmo no próximo ano. Parabéns a iniciativa da nova coordenação do SINTEPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário